sexta-feira, 27 de outubro de 2006

EDITORIAL

A internet não deve ser o escape de promoção das bandas, isto apesar de o MySpace ser um espaço privilegiado para os artistas exporem o seu trabalho. O HI5 de modo a não perder "clientes" criou um espaço semelhante. Existem dezenas de páginas onde as bandas podem colocar os seus dados e temas para escuta. E existe até ou YouTube onde há a possibilidade de colocar vídeos. E claro, surgiram dezenas de netlaebels com muito música para sacar de borla.
Mas porque é que afinal a internet não resolve tudo, facilitando o trabalho de promoção das bandas? Não resolve, porque o contacto entre a banda e o divulgador deve continuar sempre a existir. Se não corre-se o risco de se estarem a criar bandas e artistas virtuais.
E acima de tudo, não é nada salutar as bandas pensarem, que por terem temas expostos no MySpace ou numa qualquer netlaebel que todo o trabalho está feito, e que quem deseja conhecer e divulgar passa por lá para retirar as canções.
Coitado do divulgador que passaria a estar 24 horas frente ao seu pc a gravar cds.
E depois, na maioria dos casos só por lá aparecem alguns temas. Algumas vezes só se pode escutar, não dá para sacar. E um bom crítico, escreve sobre um disco se o ouvir no seu todo.
Se a banda não se der a conhecer, não fizer o trabalho de casa, pode crer que não há quem o faça por ela.
Pensem apenas numa simples questão: se eu não souber que a vossa banda está alojada no MySpace como lá posso ir para escutar?
Contudo, e apesar da força que a internet tem nos nossos dias, não devem as bandas, editoras e promotoras, descorar todo o restante trabalho que deve ser feito.
Por isso continuem a utilizar o tradicional correio para fazer chegar o vosso trabalho a bom porto.
É bem verdade que sai um pouco mais caro e dá mais trabalho. Mas não devem mandar para todo o lado à sorte. É que dá um ar mais profissional um cd com uma capa janota.
E porque não uma volta pela net (já que dela falamos), para sacar os contactos realmente urgentes.
Se vocês chegarem a nós, nós fazemos chegar o vosso suor ao mundo.

Nuno Ávila

Sem comentários: