terça-feira, 31 de outubro de 2006

MIXTAPE "OS BASTOS"

DJ Pasta


As mixtapes são uma invenção americana, o conceito é simples: faixas instrumentais já editadas e celebrizadas são utilizadas para servir de base a outros rappers que não os da música original. Muitos artistas são introduzidos no meio musical desta forma, apresentados ao mercado com doses de rap próprio misturadas com instrumentais de temas que já fizeram (ou fazem) sucesso.

A ideia começou como é fácil de perceber, na era das cassetes e a designação mixtape é tão popular que foi impossível mudá-la para mix CD apesar das tentativas. Normalmente estas são apresentadas por Dj’s ou editoras (que contratam os Djs’s) que testam desta forma a viabilidade comercial de certos projectos. No caso presente, "Os Bastos – mixtape", é misturada por Dj Pasta, campeão regional do Norte da competição da International Turntablism Federation (actualmente a organização pro-dj mais conceituada do mundo) e animador de inúmeras noites Hip Hop no Porto e não só e é apresentada (a mixtape, entenda-se) pela Ace Produktionz, entidade responsável pela produção, realização e promoção de artistas, eventos e discos. No seu currículo, constam entre outros, a produção de dois eventos (2 noites com várias actuações em 2003 e 2006) inseridos no festival Noites Ritual (Prt.), a autoria e co-autoria de vários temas Rap com algum sucesso (Mind da Gap: "Dedicatória", "Todos Gordos", "Bazamos ou Ficamos", "Não Stresses"; Ace: "Cor de Laranja"; Serial: "Brilhantes Diamantes", etc.) e a produção, interpretação, gravação e promoção (inclui a realização e a co-execução de 2 videoclips: "Mostra o Teu Orgulho" e "Côr de Laranja" com altos índices de airplay) do álbum a solo de Ace: "IntensaMente".

Esta mixtape não foge à regra e como é hábito, as bases são provenientes de artistas americanos, de temas com mais ou menos notoriedade. Os raps, esses são de alguns artistas já consagrados como Ace e Presto dos Mind da Gap, Maze e Mundo dos Dealema e outros não tão conhecidos do público em geral, mas que têm já bastante participação no movimento Hip Hop portuense, como Rey, Noir e Berna e mesmo os Gatos do Beko. O projecto é "caseiro" e resultado do espírito "do it yourself" que originou as mixtapes, mas para além de ser um bom exercício disso mesmo, é também uma pequena amostra daquilo que se produz quando se juntam duas, senão três, gerações do Rap portuense para levar a cabo um projecto. Confirmam-se pioneiros talentos, relembram-se outros, apresentam-se novos.

BASTO: Adj. Compacto; espesso; cheio; robusto; numeroso; Adv. Bastante (B. Lat. Bastu)·DOS MAIS BASTOS PARA OS MAIS BASTOS. "OS BASTOS – MIXTAPE" Dj Pasta nos Pratos. Com: Ace, Presto, Maze, Mundo, Rey, Noir, Porte, Falco, Berna, Gatos do Beko

EDIÇÃO – INDEPENDENT RECORDS

Sem comentários: