sexta-feira, 28 de março de 2008

NOVO DOS DEAD COMBO A 14 DE ABRIL




LUSITÂNIA PLAYBOYS
NAS LOJAS A 14 DE ABRIL


"A festa de despedida no porto de Lisboa estava cheia. Playboys e ancas jeitosas, marinheiros e oficiais despenteados, urbanos e campónios, populares e clássicos, modernos e antigos, bêbedos e alegres, tristes e melancólicos, uns dançam, outros tocam, alguns vivem, uns são convidados, outros aparecem por lá e todos fazem parte dessa mesma eternidade. Uns ficam, outros já se foram.

Com o subir da lua chega a hora do adeus, dos beijos, das facadas, dos abraços e das desgraças, as luzes do porto apagam-se, a algazarra dissipa-se, o som do baile entregou-se às gaivotas, o cheiro a rio invade as ruas até cá cima, e ao longe, no silêncio deste Tejo, navegando sob águas calmas, o Lusitânia partiu.

Uma silhueta negra acabou de passar a barra, é um barco, que ninguém sabe para on devai."

O novo registo dos Dead Combo, "Lusitânia Playboys", contêm 15 faixas que nos levama viajar, uma vez mais, por territórios alguns dos quais ainda desconhecidos do viajante habitual. Temas como "Desert Diamonds/Enraptured With Lust" transportam-nos para uma Nova Iorque dos anos 70, "Cuba 1970" passa pela ilha nos anos quentes da revolução, ao passo que "Canção do Trabalho D.C." nos leva à ruralidade interior de um Portugal desconhecido.

Mais uma vez os Dead Combo rodeiam-se de ilustres convidados nacionais e internacionais: Howe Gelb (Giant Sand), Kid Congo Powers (que já tocou com NickCave, The Cramps, Diamanda Galas e Mark Eitzel), Carlos Bica, Ana Quintans, Alexandre Frazão, Zé Vilão, João Marques e Nuno Rafael são os nomes que se juntam a Pedro Gonçalves e Tó Trips.

Gravado em Janeiro de 2008 por Hélder Nelson na Fábrica da Pólvora em Barcarena e na Sala 2 do Cinema São Jorge em Lisboa, "Lusitânia Playboys" foi misturado e masterizado por Hélder Nelson e Pedro Gonçalves em Fevereiro.

O disco é acompanhado por um DVD produzido pela LowLife Pictures / Indivídeos que contêm o filme "Enraptured With Lust" (o making of das gravações do disco, realizado por Daniel Neves e Kamila Chomicz), um espectáculo do grupo gravado em 2007 no Cabaret Maxime's em Lisboa, realizado por Daniel Neves, e todos os vídeos dos Dead Combo, dos quais se destacam os vídeos de "Putos a Roubar Maçãs" realizado por Alexandre Azinheira e de "Cuba 1970" realizado por Mário Costa, os singles do novo CD.

Uma edição Dead & Company mais uma vez com distribuição da Universal Music Portugal, com edição prevista para 14 de Abril. O concerto de apresentação de "Lusitânia Playboys" está marcado para o Lux, dia 6 de Maio.

Sem comentários: