terça-feira, 29 de abril de 2008

MAU (Man and Unable) - "Tales Of Wonder Fur and Deception" (iplay)




Existem por vezes discos que nos fazem acreditar que a musica portuguesa pode facilmente saltar as linhas que delimitam este rectângulo à beira mar plantado. Basta para tal haver força de vontade e uma estratégia bem montada.
Com um som fresco, o segundo disco dos MAU é a prova de que se as vontades se juntarem a banda tem pernas para caminhar e se mostrar ao mundo.
"Tales Of Wonder Fur and Deception" tem dentro de si 15 temas capazes de ombrearem com o melhor que todos os dias a musica nos dá. E não é preciso inovar muito para se construírem bons discos. Basta apenas saber fazer. Ter arte e engenho e não complicar em demasia.
Os MAU limitam-se a escrever canções leves e coloridas, sem medo de serem aquilo que são.
O som deste disco assenta essencialmente na electrónica. No seu myspace eles denominam o que fazem de electro / alternative / electronica. É som que se cruza com o funk, salpica-se de hip hop, dá um beijo ao pop e um aperto de mão ao rock. Tudo feito com conta, peso e medida. Tudo servido na dose certa. São temas que nos convidam a um pé de dança. Muitas vezes a cheirar a oitentas, este registo consegue no entanto ser um disco actual, por mais estranha que possa parecer a contradição. "Tales Of Wonder Fur and Deception" consegue-o porque cruza sem medo vários estilos, criando sempre som a partir de máquinas, mas juntando-lhe guitarras, bateria e acordeão. E é mesmo isso que dá pontos a favor a este disco: a maneira subtil como liga o digital e o analógico.
Não tem uma língua única. Serve-se dos idiomas que melhor vestem o som. Quase sempre o inglês. Muitas vezes o francês. E até o português.
Não vale a pena fazer destaques. Este é um disco muito recto. Apenas referir a passagem por aqui de Suspiria dos Les Baton Rouge e dos Macacos do Chinês que vestem na perfeição a roupa que lhes dão trazendo mais valias ao som da banda.
"Tales of Wonder Fur and Deception" é um disco sincero. Os MAU são uma banda directa, que cria sem rodeios. E assim se junta o útil ao agradável, nascendo desta união um rebento que logo ao primeiro minuto de vida já nos oferece um sorriso largo.
Por isso é altura de deixar o coelho voltar a atacar. Porque acima de tudo MAU quer dizer bom. Quer dizer divertimento garantido.

Nuno Ávila

Sem comentários: