sexta-feira, 26 de junho de 2009

EDIÇÃO CASEIRA




No Edição Caseira de hoje voltámos a Coimbra. Desta feita envolvê-mo-nos no pop/rock alternativo da Lux Records, editora fundada em 1996 por Rui Ferreira, José Pinheiro e António Cunha envolvido também na Kaos Records.


O objectivo inicial era divulgar projectos de Coimbra, mas ao longo dos anos lançaram edições especiais de projectos de outras cidades como os portuenses X-Wife, os eborences Houdini Blues e os bracarences Mão Morta.


A Lux Records começou por editar o cd comemorativo do 10º aniversário da Rádio Universidade de Coimbra intitulado RUC - 10 Anos Sempre no Ar. A segunda edição foi o primeiro álbum de originais do duo António Olaio & João Taborda.


Depois do afastamento de António Cunha e José Pinheiro, a Lux Records, parou as suas edições, porém em 1998 volta ao activo com o EP "The Haunted Sessions" dos Bodhi.


Ao longo dos anos a Lux Records editou bandas como Tédio Boys, António Olaio & João Taborda, Bunnyranch, M'As Foice, Wraygunn e Bodhi.


Em 2002 une-se à recém criada Subotnick Enterprises, um projecto de expansão no mercado internacional de bandas de Coimbra e que já foi aproveitado por artistas como Azembla's Quartet, d3ö e The Legendary Tiger Man.


Texto Rafaela Carvalho




Sem comentários: