segunda-feira, 29 de junho de 2009

Real Combo Lisbonense - “Real Combo Lisbonense” (Optimus Discos)




“Com um repertório essencialmente constituído por clássicos de sempre e pérolas perdidas da música portuguesa, o Real Combo Lisbonense é uma formação que recupera, sob uma perspectiva actual, o espírito e a vocação dos conjuntos de baile dos anos 50 e 60”. Palavras dos próprios no seu myspace.
Estamos então avisados ao que vimos. O Real Combo Lisbonense, revive o espírito das orquestras e conjuntos que em meados do século XX animavam hotéis, casinos e cafés.
Neste seu primeiro EP, editado pela Optimus Discos, que pode ser sacado na página da editora ou adquirido a baixo custo numa qualquer Fnac, encontramos, dois grandes clássicos da musica nacional e quatro pérolas. Canções que adornam de forma sublime este registo, dando-lhe brilho, sem perder por um minuto a coerência.
O tema mais conhecido de todos é “O Fado É Bom Para Xuxú!”. A seu lado outro grande clássico de nome “Oh!”. Mas é nos temas menos populares que o disco faz a diferença. O grande destaque vai para o divertidíssimo “A Borracha do Rocha”. Completam o EP as faixas “Sensatez”, “Pepe Fado” e “Dois Estranhos”.
Como os próprios afirmam a ideia é pegar no legado que nos deixou um certa musica portuguesa, aquela que podemos designar de esay listening, e que já nos tinha sido mostrada nos dois volumes de "Portugal Deluxe" e no disco “Corações de Atum de” de Doutor Lello Minsk & Maestro Shegundo Galarza, e dar-lhe um toque mais moderno.
O Real Combo Lisbonense cria para estes seis temas arranjos certeiros, onde um teclado, por vezes mais manhoso se destaca ao lado de uma guitarra que a espaços atira notas mais yé yé.
Fazem parte deste combo alguns nomes importantes da cena musical nacional. A saber: Ana Brandão: voz; Bernardo Barata: baixo; Ian Mucznik: voz e guitarra; João Leitão: guitarra; João Paulo Feliciano: hammond e piano; João Pinheiro: bateria; Márcia Santos: voz; Mário Feliciano: farfisa e voz; Rui Alves: percussões e voz; Sérgio Costa: piano e piano eléctrico e Augusto ‘Toca-Discos’ Sanches: gira-discos.
Está então lançado o convite para este bailarico. Porque aqui o tempo é de festa e a crise que se dane!


Nuno Ávila

Sem comentários: