quinta-feira, 31 de março de 2011

MARIA JOÃO COM NOVO DISCO



Novo disco de Maria João, "Amoras e Framboesas", em reunião criativa com a Orquestra Jazz de Matosinhos.

Edição prevista para 26 de Abril

1ª apresentação ao vivo dia 1 de Abril no S. Luiz

Nove canções saídas do cancioneiro popular brasileiro, dos standards de jazz norte-americano e das criações da dupla Maria João/Mário Laginha compõem o disco "Amoras e Framboesas", da cantora Maria João, desta vez acompanhada pela Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM).

O novo trabalho de Maria João é o resultado de uma colaboração bem sucedida com a OJM, de que resultou um concerto ao vivo na sala principal da Casa da Música, no Porto, em Dezembro de 2009, seguido da gravação em estúdio das nove músicas que integram "Amoras e Framboesas".

Embora o percurso principal de Maria João tenha sido feito em colaboração com o pianista Mário Laginha, com quem gravou mais de uma dezena de discos, a cantora já abraçou vários projectos com grandes orquestras, entre as quais se destacam a Brussels Jazz Orchestra e aNBR de Frankfurt.

Com "Amoras e Framboesas", a cantora reincide na abordagem de temas que sempre inspiraram o seu universo musical, com o suporte de uma big band que se afirmou como a mais consistente formação portuguesa no seu género

O novo disco enriquece também a estratégia de colaboração da OJM com grandes intérpretes da área do jazz e da música popular, marcada pelo encontro da big band com intérpretes como a norte-americana Dee Dee Bridgwater, o germânico radicado nos EUA Theo Bleckmann e a brasileira Maria Rita.

Os arranjos de oito das nove músicas que dão corpo a "Amoras e Framboesas" são dos maestros da OJM Pedro Guedes e Carlos Azevedo, e dos compositores Paulo Perfeito e Telmo Marques. Os músicos João Farinha e André Nascimento são responsáveis pelo arranjo do tema Beatriz e Co- arranjadores do tema “Há Gente Aqui” As expectativas criadas pela reunião do som consistente da OJM com a voz versátil e pujante de Maria João só podem ser, naturalmente, muito altas.

Amoras e Framboesas:

1 - Skylark
2 - Torrente
3 - Canto de Ossanha
4 - Lígia
5 - Há Gente Aqui
6 - Flor
7 - Spring Can Really Hang You Up The Most
8 - Surrey With The Fringe On The Top
9 - Beatriz

Sem comentários: