quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CANTIGAS D'AMIGOS

















Edição a 6 Fevereiro

Quarenta anos depois da sua publicação, enfim a edição em CD de "Cantigas de Amigos", o mais raro e menos conhecido dos discos de Amália – menos até que o álbum gravado num serão em casa da cantora em 1968 intitulado "Amália / Vinícius".

Entre os amigos e convivas dessa noite estavam José Carlos Ary dos Santos e Natália Correia, que anuncia a preparação do livro "Cantares dos Trovadores Galego-Portugueses" (colectânea de poesia medieval em português actualizado, publicada em 1970). A este livro se refere Ary no texto do LP original, reproduzido na presente edição.

Entre 1968 e 1971, Amália não só edita o single "Canta Poesia Medieval Portuguesa", como atinge o pináculo da sua discografia no LP "Com Que Voz" – álbuns inteiramente preenchidos com temas de Alain Oulman.

Em "Cantigas de Amigos" é o extraordinário guitarrista que concebe toda a música, exceptuando Ermida de São Simeão. Neste trecho, é usada uma versão, gravada para o LP "Fado Português" em 1964, à qual foi adicionado, em 1971, um discreto acompanhamento stereo. Infelizmente, Amália não regravou esta Cantiga de Amigo (titulo com que apareceu em "Fado Português").

As incursões de Amália pela poesia trovadoresca (pela mão de Oulman), as "composições" de Fontes Rocha no disco dos discos, as noites na rua de São Bento com a Natália, o Ary, a Maluda, foram, sem dúvida, importantes dados lançados para este tão intimo e tão singular disco. De amigos.

Frederico Santiago, 2011

Sem comentários: