quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CUSTÓDIO CASTELO COM NOVO DISCO

















Disponivel nas lojas a 24 de Setembro

“Inventus” é o título do novo álbum do guitarrista e compositor Custódio Castelo, uma das referências da renovação da guitarra portuguesa.

O álbum é constituído por doze inspirados temas da sua autoria, reflectem a vivência e uma memória onde se alicerça esta tradição musical portuguesa, por vocação aberta ao mundo.

“Inventus” confirma a criatividade do músico que é uma das indiscutíveis referências da guitarra portuguesa nas últimas décadas, como afirmou Rui Vieira Nery. Um dos músicos mais talentosos, capaz das peças mais sofisticadas, como referiu Manuel Halpern, e exemplo disto mesmo é o tema “O encantador de tristezas”, um poema dedilhado, ao mesmo tempo elegante e pungente.

Lisboa está naturalmente presente em todo o álbum, mas ouça-se “Sobre Lisboa”, e como o dedilhar da guitarra portuguesa nos passeia pela cidade, sobe colinas, desce calçadas, espraia-se nas praças, avança pelas avenidas, debruça-se nos miradouros e espreita o Tejo. O sexto tema, “In agradecimento Fado”, é um “obrigado” mas também um “bem-haja”a Amália Rodrigues. Outra memória que inspirou o músico foi a morna, e claro está a sua maior cultora: Cesária Évora. Ouça-se “In agradecimento Miss Morna”.

Mas ouça-se o álbum que é uma descoberta constante e um passear por variadas paisagens musicais.

O disco foi gravado nos estúdios Pé de Vento. A captação, mistura e masterização, são da responsabilidade de Fernando Nunes (Naná) e Custódio Castelo.

O ensemble de músicos que gravou incluiu, além de Custódio Castelo, na guitarra portuguesa, Carlos Menezes no contrabaixo e Carlos Garcia na guitarra clássica, músicos que integram o Custódio Castelo Trio, e contou ainda com a participação do acordeão de Richard Galliano, do violino de Ianina Khmelik, do clarinete de Pedro Ladeira, da guitarra de 10 cordas de Miguel Carvalhinho, do baixo acústico de Joel Pina, das guitarras clássicas de Jorge Fernando, José Elmiro Nunes e Alexandre Silva, das cordas crioulas de Vaiss Dias, das programações de Fernando Nunes, e da participação da classe de guitarra portuguesa do 1.º Curso Superior de Guitarra Portuguesa da ESART, lecionado por Custódio Castelo.

As fotos são da autoria de João Carlos, a concepção artística é de Rosalina da Silva e o design de Luís Jordão.

Sem comentários: