terça-feira, 26 de março de 2013

FITACOLA DE REGRESSO



 
Os FitaCola celebram 10 anos no panorama rock nacional
Lançamento de 3 EP’s comemorativos

Os FitaCola celebram 10 anos no panorama do punk-rock nacional com o lançamento do EP Vontades, mote de três EP’s que serão lançados durante o ano compondo o álbum comemorativo.
 
O EP Vontades, composto por quatro músicas rápidas e enérgicas mas simultaneamente melódicas e ponderadas, reflectem questões nacionais, gritos de uma classe da sociedade que suporta a pirâmide social.

O estilo sonoro e a temática sempre andaram de mão dada na carreira dos FitaCola que chegaram ao público com o primeiro EP “Rebobina e pensa!”. A musicalidade de um som jovem e revigorado, com um toque de rebeldia, onde as letras, cantadas na língua de Camões, ecoam sentimentos de inconformismo universal.

Calcando grandes palcos nacionais, a banda lança o primeiro álbum de longa duração em 2008 Mundo Ideal, gravado e produzido por Miguel Marques nos Generator Studios e masterizado nos Tailor Maid Studios, na Suécia. Mensagens de positivismo, reflexos de situações vivenciais, eram cantadas directamente para um mundo a caminho da destruição, apresentando-se aos jovens como um hino à marcação da diferença.
Assim, os FitaCola sobem mais um patamar partilhando o palco com bandas como os Strike Anywhere, Less Than Jake, Tara Perdida ou Wilhelm Scream.
 
O nome dos Fitacola chega mesmo à MTV, onde o vídeo para a música Sonho Isolado chega ao 13º lugar da Hitlist Portugal.
Parte do ano de 2009 e 2010 é dedicado à preparação de novo material que culmina com a gravação e lançamento de um novo EP, Outros Dias, inserido na iniciativa Optimus Discos, com o apoio da Antena 3.
 
Caminhos Secretos apresenta-se como o 2º álbum, gravado e produzido mais uma vez no Generator Studio sob a batuta de Miguel Marques, e masterizados nos West West Side Studios, em Nova Iorque, por Alan Douches (Comeback Kid, Stike Anywhere, Sick of it All, H2O, Misfits, Fall Out Boy). Este registo convida os jovens a um novo nível de maturidade e maneira de estar, perante uma rotina repleta de emoções impostas pela sociedade em que vivemos. Estas gravações contam com a participação de Kalú, baterista da banda portuguesa “Xutos e Pontapés” na cover da música “Cai Neve em Nova York” de José Cid, e com a participação de Fernando Badauí, vocalista de uma das maiores bandas de Punk-Rock do Brasil , os “Cpm-22”, na música Outros Dias.
Recebido com uma excelente crítica por parte dos fãs e dos media, estes lançamentos abrem portas para grandes concertos, com bandas como Rise Against, Strung Out, Mad Caddies e Anti-Flag.
 
O ano de 2011 ficou marcado pela presença nas sessões “3 Pistas” do programa Portugália da Antena 3, juntando-se assim a participação dos FitaCola a outras participações de grandes actos como os Clã, Linda Martini, Sérgio Godinho, Os Pontos Negros, Mundo Cão, Mazgani.

Sem comentários: