quinta-feira, 27 de junho de 2013

LUÍS ANTERO COM NOVOS LANÇAMENTOS



















terra d’água

O trabalho sonoro Re:Fujaco, da dupla @c (Miguel Carvalhais e Pedro Tudela), editado na netlabel Galaverna (http://www.galaverna.org/?page_id=1076) foi o mote e inspiração maior para a peça sonora terra d’água. Publicamente, considerei Re:Fujacocomo o melhor trabalho sonoro em contexto rural de 2012, tendo somente pena de não o ter escutado mais cedo. Mais tarde, foi com coragem mas também com naturalidade que enderecei o convite ao Miguel e ao Pedro para remisturarem esta peça sonora e cujo resultado pode ser escutado na faixa número 2.
 
Inspirado no trabalho da dupla @c, viajei até à Serra da Estrela e realizei gravações sonoras de campo num Covão da Ametade repleto de neve e com o Rio Zêzere cristalino correndo vagarosa e sonoramente. Para além do Covão da Ametade, outros locais do ponto mais alto de Portugal continental foram também alvo de gravações. Decidi então sair dali e percorrer alguns quilómetros do Parque Natural da Serra da Estrela em direcção a Alvoco da Serra, onde encontrei um simpático casal na labuta agrícola, cavando a terra para a sementeira sazonal, que simpaticamente me permitiram gravar mais alguns sons. A água, essa, é uma constante em toda esta região, correndo por vales verdejantes e saltando socalcos ancestrais, agora abandonados por falta da força do trabalho. As restantes gravações foram efectuadas na Central Hidro Eléctrica de Vila Cova a Coelheira, no moinho de água de S. Gião e na Estação de Tratamento de Água da aldeia de Alvoco das Várzeas, nas margens do Rio Alvoco.
 
Esta peça sonora constitui-se assim como uma abordagem/homenagem a estes dois elementos que, aqui, percorrem juntos anos de história popular, ambiental e arquitectónica e afigura-se, igualmente, como mais um contributo para a divulgação e preservação do património acústico desta zona do país, desígnio que decidi empreender em 2008 e que pode ser acompanhado a partir da plataforma web www.luisantero.yolasite.com
 
Um agradecimento muito especial ao Miguel Carvalhais e ao Pedro Tudela, que simpaticamente aceitaram o convite para remisturarem a peça terra d’água, e também ao Enrico Cognilio, da Galaverna, desde cedo entusiastas do trabalho que aqui se apresenta.
 
paper mill

Em janeiro de 2013 participei nas XX Jornadas Ambientais que se realizaram na cidade de Leiria. Para além do Concerto Para Olhos Vendados, produzi igualmente uma oficina de gravações sonoras de campo intitulada “Os Sons da Água”, que decorreu no interior do Moinho do Papel, nas margens do rio Lis, datado de 1411. A partir das gravações efectuadas no interior das várias salas que compõem o moinho, criou-se esta peça sonora.
 
Luís Antero
 
www.luisantero.yolasite.com
www.sonsdealvoco.yolasite.com
www.luisantero.bandcamp.com
http://luisantero.tumblr.com/
www.tokafi.com/15questions/interview-luis-antero/

Netlabel | Green Field Recordings
www.greenfieldrecordings.yolasite.com
www.gfrnetlabel.tumblr.com

Rádio | O Coleccionador de Sons

Sem comentários: