segunda-feira, 22 de julho de 2013

BEFORE AND AFTER SCIENCE PARA SACAR


















Artista |    Before    And    After    Science
Debut    EP |    Vital    Signs    Of    A    Fallen    World
Ano |    2013
Origem    |    Porto,    Portugal
Lançamento    Online |        22 de    Julho    de    2013
Lançamento    Físico |        Agosto,    2013
Editora    |    N/A
facebook.com/beforeandafterscienceband

Gravado e misturado em Julho de 2013 nos conceituados Estúdios Sá da Bandeira, Porto, por Cláudio Tavares (membro de Atlast, ex-For The Glory e Solid) e masterizado por João Brandão (membro de Throes + The Shine) no mesmo local, ‘Vital Signs Of A Fallen World’ é o EP de estreia de Before And After Science, colectivo instrumental/postrock portuense.

Num registo de dois temas vincados por uma sonoridade exploratória do binómio peso-melodia que se desenha em crescendos de beleza atmosférica e cinematográfica, os Before And After Science sintetizam a vontade de usar a sua música como forma de explanar emoções. A forte sugestão conceptual do título em compensação à ausência da componente lírica sugere precisamente isso: um universo ecléctico de interpretações auditivas.

Volvidos quatro anos desde o primeiro acorde, a banda agora reformulada com a entrada de novos elementosapresenta-se a público com aspirações mais sérias do que nunca e o forte desejo de difundir a sua música e perscrutar reacções. Mantendo como principais referências nomes consagrados como Caspian e Russian Circles, o colectivo pretende libertar-se do pretensiosismo da novidade gratuita mas propõe a identidade criativa como veículo de fuga aos lugares-comuns do estilo.

Emergidos das quentes tardes lamecenses de 2009, os Before And After Science inauguraram a sua incursão sonora primeiramente na forma de um trio composto por José Silva (guitarra e teclados), Nuno Lobão (baixo) e Carlos Maia (samples & beats) em que o experimentalismo minimal com toques de electrónica rapidamente se tornou no mote de devaneio para o seu primeiro tema.

Em 2011, a banda renasceu após um período de hiato, afinando as suas fórmulas musicais do passado mas apontando novas direcções também post-rock. André Lobão e Manel Guimarães juntaram-se a José Silva (a cargo da bateria) e Nuno Lobão, assumindo a liderança das duas guitarras para as suas primeiras apresentações ao vivo.

O ano de 2012 ditou de novo mudanças no seio do colectivo, com Ricardo Baptista e Eduardo Baltazar a ocuparem, respectivamente, os lugares na guitarra e bateria que entretanto se encontravam vagos e com a banda a se fixar no Porto.

Renovados com esta última formação, o colectivo gravou em Julho de 2013 o seu EP de estreia ‘Vital Signs Of A Fallen World’, nos conceituados Estúdios Sá da Bandeira, cujo registo se encontram de momento a divulgar.

Sem comentários: