quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

NOVO DISCO SHHPUMA




















SHH008CD
ADRIANA SÁ / TÓ TRIPS / JOHN KLIMA  -  Timespine

É impossível rotular esta música. Soa como uma canção folk tocada em “stream of consciousness”, mas há igualmente algumas conotações com os formatos eruditos contemporâneos, embora sem a matemática. Podemos até detectar aquele balanço tão característico da música livremente improvisada, mas mais uma vez é uma impressão vaga, até porque são utilizadas partituras gráficas.

 Essa (intencional) indefinição idiomática é o resultado de se terem juntado músicos com diferentes linguagens: Adriana Sá tem um percurso na música electrónica experimental, combinando performance-arte e tecnologia de sensores, Tó Trips é um guitarrista inspirado nos blues, cofundador da singular e intrigante banda de country-fado-jazz-rock Dead Combo, e John Klima foi membro do grupo pop Presidents of United States of America, antes da sua fase MTV.

Há uma predominância de instrumentos de cordas em “Timespine”: um “zither” (podemos traduzir por “saltério”), um dobro e uma guitarra baixo. Recorre-se a algum “sampling” e a percussão, mas estes são colocados ao serviço de um fluxo combinado de cordas dedilhadas, beliscadas, percutidas e manipuladas com arco, com afinações inconvencionais, umas vezes agindo como pingos de chuva inconstantes e outras sugerindo os caudais conflituosos de três rios que se encontram. Tudo decorre com suavidade, lentamente, de modo abstracto e não-linear, ganhando um carácter hipnótico e suspendendo o tempo. Esta é uma música sem métricas e sem relógio – apenas os tempos biológicos humanos são seguidos. E soa fantasticamente, como algo que Morton Feldman poderia ter feito se na fonte da sua criatividade tivesse estado uma guitarra portuguesa em vez de um piano.
 
link ouvir
SHHSOUNDCLOUD

Shhpuma
SHH008CD

www.shhpuma.com
www.facebook.com/Shhpuma
www.cleanfeed-records.com

Sem comentários: