terça-feira, 25 de março de 2014

CRISTINA NÓBREGA COM NOVO DISCO



















“Um Fado para Fred Astaire” é o título do novo trabalho discográfico de Cristina Nóbrega. Este disco aborda o fado mais tradicional pela mão do grande poeta e letrista Tiago Torres da Silva e tem edição agendada para 31 de Março.
 
O álbum é composto por dez fados, duas marchas populares e um dueto inédito, “Las cenizas de mis canciones”, com a grande cantora cubana Omara Portuondo, voz feminina do projecto Buena Vista Social Club e que, pela primeira vez na sua carreira, interpreta um Fado.
 
Depois da edição do disco amaliano ”Palavras do Meu Fado” (2008), que lhe concede, de imediato, o Prémio “Amália Revelação” em 2009, e de “Retratos” (2010), um álbum de temas inéditos que homenageia os grandes poetas e lhe atribui também o Prémio de Interpretação da SPA, Cristina Nóbrega, atraída pela essência do Fado mais puro, evidencia neste seu novo trabalho, a sua maturidade artística e afirma o seu estilo muito próprio.
 
Com produção e direcção musical do músico e compositor Pedro Jóia, Cristina Nóbregainterpreta o Fado Bailarico, Fado Dois Tons, Fado Amora, Fado Zé Grande, Fado Alexandrino de Armandinho, Fado Meia-Noite, Fado Tango, Fado Zé Negro, Fado Cravo e um Fado Menor que dá título ao álbum,”Um Fado para Fred Astaire”.

Dentro da mais pura tradição fadista, este álbum aborda as temáticas da saudade, dosilêncio e da solidão, tratadas com a actualidade e intemporalidade dos sentimentos mais profundos.
 
Poemas escritos em momentos de enorme solidão que conhecem o peso do silêncio, o sabor da saudade e a dor da ausência.
 
Acompanhada na Guitarra Portuguesa por Rodolfo Godinho, na Viola de Fado por Rogério Ferreira, no Contrabaixo por Rodrigo Serrão e por Pedro Jóia na Guitarra Clássica, este álbum adquire um ritmo melódico fora do comum no âmbito instrumental do Fado Tradicional.
 
Sobre o convite feito por Cristina Nóbrega a Tiago Torres da Silva para escrever os poemas desta obra, o poeta afirma:
 
“Num mundo de tantos desencontros, é uma benção encontrar alguém que promove o encontro. O encontro entre as almas, entre as palavras, entre as pessoas.
 
Num mundo de tanto artificialismo, é uma benção encontrar alguém que transporta a sua verdade como a coisa mais frágil e mais importante que possui.
 
Num mundo de tanta violência, é uma benção encontrar alguém que carrega em si asemente da delicadeza, que partilha a flor da delicadeza, que dá a colher o fruto dessa mesma delicadeza.
 
A chegada da fadista Cristina Nóbrega à minha vida é isto: uma benção tripla porque me torna melhor poeta, melhor amigo, melhor pessoa! E é por isso que este disco é isso tudo! Verdade nua e crua! Talvez para uns seja pouco, para outros talvez seja demais. Para mim, é a única forma de estar no Fado, a única maneira de ser, a única possibilidade de viver todas as tristezas e todas as alegrias com o coração aberto e a alma grata.
 
É assim que eu estou perante este disco, perante a Cristina, perante a vida: Grato!

Espero que quem ouvir o disco perceba isso mesmo: que verdade é só um dos nomes mais bonitos que podemos dar à gratidão. Obrigado!”

Tiago Torres da Silva

Sem comentários: