quarta-feira, 27 de agosto de 2014

FINALMENTE O DISCO DE TOCHAPESTANA









06 Set. Cinema S.Jorge | Lisboa (vídeos)
26 Set. Musicbox | Lisboa (live)
02 Out. Transforma | Torres Vedras (live)
03 Out. PlanoB | Porto (live)
04 Out. Funchal (live)

Depois de terem ficado conhecidos pelos seus intensos e memoráveis espectáculos em ruas nos bairros de Lisboa, em discotecas por todo o país, em clubes em Berlim, a dupla TOCHAPESTANA esteve nos últimos anos a preparar o seu tão pedido disco de estreia.
 
TOCHAPESTANA é a mistura perfeita da banda de baile popular português com o power do rock'n'roll internacional.
 
PESTANA no teclado, na guitarra, nos hits e nos beats e TOCHA na voz, nos textos e nos efeitos. Inspiram-se nas bandas synth-electro-power-duo: um homem e um teclado com guitarra, outro homem e uma voz. Música directa, popular e intensa. Há quem já lhes tenha chamado os “reis do turbo-baile e do tecno-punk.”
 
O DISCO

TOCHAPESTANA interromperam. nos últimos anos, os concertos ao vivo para trabalhar no disco. Viajaram e fecharam-se em estúdio a experimentar possibilidades de gravação para que o som do seu espectáculo pudesse manter toda a energia em disco.

Produzido, gravado e misturado por Pedro Chamorra, o álbum foi gravado no estúdio “Arroios Music Machine”, entre Outubro e Novembro de 2013 e misturado até Março de 2014.
 
O disco de estreia de TOCHAPESTANA chama-se “Música Moderna”, a frase que pode resumir a musica que fazem, entre a inspiração do passado e a aspiração de futuro.
 
O disco tem 13 faixas (11 canções e 2 interlúdios) e reúne alguns dos seus hits de carreira como “Pratica a Tua Fé”, “Lisboa”, “Gasolina” ou “Português Verdadeiro”, mas também inclui muitas novidades como os muito recentes “Baila Comigo” ou “Macho Masoquista” (com a colaboração de Rocha Alves).
 
Há ainda uma versão de um grande single de 1980 da cantora portuguesa Dina, o “Pássaro Doido”, com a extraordinária participação da própria.
 
O DUO
 
Tocha e Pestana conhecem-se em 1999 quando estudam literatura na mesma Faculdade em Lisboa. Abandonam o desejo de serem escritores e aplicam as letras ao som, lançando-se na música. Assim passou década e meia de trabalho em conjunto: fizeram várias bandas (entre o punk, a electrónica, o tradicional, o jazz e o romântico), fizeram discos, fizeram bandas-sonoras para teatro e cinema, fizeram cinema e fizeram filmes. Mas um projecto continua, sempre: TOCHAPESTANA. É a banda em duo, enriquecida pelas inspirações em comum e fortalecida por uma longa amizade.
 
As suas influências estendem-se da electrónica dos anos 70 ao hard-rock,, das guitarras metal ao tecno dos anos 80, do pop cabop-verdiano dos anos 90 ao baile popular português e chegam aos franceses Les Rita Mitsouko, à luso-francesa Lio, aos portugueses Sérgio & Madi, aos italianos Righiera, aos belgas Technotronic e Telex.
 
O passado imita TOCHAPESTANA num futuro próximo.
 

Sem comentários: