quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ESTILHAÇOS EM TOUR



















ESTILHAÇOS CINEMÁTICOS AO VIVO
BIBLIOTECA ALMEIDA GARRETT, PORTO
Sexta-feira, 19 :: 22h00 :: Entrada Gratuita

Convidados pela associação AO NORTE para musicarem oito dos livros publicados na colecção "Os Filmes da Minha Vida", Adolfo Luxúria Canibal (voz), António Rafael (piano e programação), Henrique Fernandes (contrabaixo) e Jorge Coelho (guitarra) trabalharam a partir da ideia de que quem conta um conto acrescenta um ponto. O músico compositor e escritor, Adolfo Luxúria Canibal, baseou-se nas imagens dos livros para escrever novos textos, esquecendo os filmes que lhes deram origem. Os demais elementos pegaram nos textos originais de Adolfo e compuseram as músicas que compõem "Estilhaços Cinemáticos" e que serão apresentadas ao vivo amanhã na Biblioteca Almeida Garrett, no âmbito do Festival de Spoken Word da Feira do Livro do Porto, pelas 22h00 e com entrada gratuita.
 
“Estilhaços Cinemáticos” é o terceiro registo do projecto Estilhaços que nasceu em 2004 na sequência de um convite feito pelas Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre, no Porto. Na altura, Adolfo Luxúria Canibal apresentou um espectáculo de spoken word onde lia textos e poemas do seu livro homónimo, acompanhado ao piano e outros teclados por António Rafael. O formato deu origem à gravação do primeiro disco, homónimo, editado em 2006 pela Transporte de Animais Vivos. Posteriormente, mantendo as mesmas características, passou a contar com a participação de Henrique Fernandes (contrabaixo) e de Jorge Coelho (guitarra). Prosseguindo apresentações regulares, o colectivo foi renovando o reportório, acrescentando novos textos e poemas aos inicialmente interpretados. Em 2010, convidados para uma sessão de homenagem a Mário Cesariny, passam a incluir, a par dos escritos de Adolfo Luxúria Canibal, poemas do poeta surrealista, configuração que constituiria a base para nova digressão e para a gravação de um novo disco, “Estilhaços e Cesariny”, editado pela Assírio & Alvim no final de 2011.
 
Em 2013, estrearam um novo espectáculo baseado nos textos de Adolfo Luxúria Canibal a partir dos livros de ilustração da colecção “Os Filmes da Minha Vida”. “Estilhaços Cinemáticos” foi agora editado com o selo da Cobra.
 
Depois do Porto, a tour de inverno de "Estilhaços Cinemáticos" continua no Teatro Municipal de Bragança, dia 24; no Salão Brazil em Coimbra, dia 17 de Outubro; e no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria, dia 23 de Novembro.

Sem comentários: