terça-feira, 27 de janeiro de 2015

AS CUMPLICIDADES DE ANTÓNIO CHAINHO














Mestre António Chainho. 77 anos de vida, 50 de carreira na música, uma mesma paixão: a Guitarra Portuguesa.

António Chainho cumpre hoje, dia 27 de Janeiro 2015, 77 anos de uma vida plena dedicada a várias causas, desde logo a Guitarra Portuguesa, sua companheira e cúmplice de 50 anos de música.

De instrumentista acompanhante e produtor de várias gerações de fadistas, a compositor e solista, Mestre António Chainho foi-se descobrindo como músico e como decano na música ao longo de cinco décadas, um tempo invejável de maturidade, plenitude e de solidariedade, e acima de tudo de cumplicidade. Desde logo, uma cumplicidade com a Guitarra Portuguesa mas também com outros artistas e músicos e, inevitavelmente, com outras culturas e sonoridades - distintas do fado e da tradição da canção Portuguesa - com as quais não hesitou em casar este difícil instrumento. O resultado são múltiplos afetos e amigos espalhados pelos quatro cantos do mundo, e claro, uma discografia musicalmente variada, culturalmente arejada e humanamente partilhada. Com o tempo, Mestre António Chainho tornou-se um outro homem, num outro mundo. A si e à Guitarra Portuguesa o deve.

“Cumplicidades”, o seu novo projeto e álbum, com edição Sony Music Entertainment, tem data de lançamento agendada para 16 de Março e é, sem dúvida, o tributo pessoal à viagem de uma vida e de uma carreira de 50 anos e, num certo sentido, a expressão máxima de uma visão muito própria do lugar da Guitarra Portuguesa na música. Para o concretizar, Mestre António Chainho chamou pela primeira vez um gra.nde número de artistas Portugueses para com ele colaborarem e, a julgar pela escolha, talvez sejamos levados a pensar que se terá desprendido de vez do Fado. Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau (Deolinda), Sara Tavares, Fernando Ribeiro (Moonspel), Hélder Moutinho e Paulo Flores, todos responderam ao desafio de interpretarem com António Chainho uma nova composição do mestre. O mesmo aconteceu com a Brasileira Vanessa da Mata, cuja nova canção intitulada “Aprender a Sorrir” é o single de estreia deste novo trabalho.

“Cumplicidades” foi produzido por António Chainho e pelo seu diretor musical Ciro Bertini, com a assistência de Tiago Oliveira, e contém mais de uma dezena de novas canções originais onde colaboram igualmente as cantoras que o acompanham todos os dias, Ana Vieira e Filipa Pais, assim como um conjunto significativo de instrumentais para Guitarra Portuguesa onde António Chainho se faz acompanhar de outros instrumentistas de renome como o acordeonista Kepa Junquera ou o trompetista Raul D’Oliveira, entre outros.

“Cumplicidades” é também o novo espetáculo de António Chainho e que servirá de mote aos concertos de comemoração dos seus 50 anos Carreira que terão lugar no CCB e Coliseu do Porto, respetivamente a 10 e 11 de Abril. Nestes espetáculos especiais, António Chainho contará com um grande número dos convidados do novo álbum, que o ajudarão a interpretar o seu novo projeto em duas noites que se prevêem memoráveis e cujos bilhetes se encontram à venda a partir desta semana. Até lá, “Cumplicidades” andará igualmente por outras paragens com datas já marcadas para Évora (Garcia de Resende) e Beja (Teatro Pax Julia) a 30 e 31 de Janeiro, Cine Teatro de Estarreja a 21 de Fevereiro, Loulé (Cine Teatro Louletano) a 28 de Fevereiro e ainda Torres Vedras ( Cine-Teatro ) a 14 de Março.

Os 50 Anos de Carreira de Mestre António Chainho têm o apoio da Associação Mutualista Montepio no âmbito das comemorações dos seus 175 anos. “Cumplicidades” tem ainda o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores e do Museu do Fado.

www.antoniochainho.com
www.facebook.com/AntonioChainhoOficial

Sem comentários: