quinta-feira, 28 de maio de 2015

ANDANÇAS










20Andanças 2015, a festa da Música e Dança, Voluntariado, Sustentabilidade e Comunidade comemora 20 edições. De 3 a 9 de Agosto, em Castelo de Vide.
 
Desde 1996, ano da sua primeira edição, que o Andanças reúne pessoas de todo Mundo, num espírito inédito de partilha, encontro e práticas sustentáveis. É procurado por todos os que querem uma alternativa aos habituais festivais de Verão. O Andanças é um festival onde se participa, a dançar, a fazer música, nas muitas oficinas e onde se partilham ideias para um mundo melhor.
O programa junta mais de uma centena de projetos artísticos de diferentes naturezas e nacionalidades, convidando os participantes numa viagem pelos ritmos e danças de Portugal e do Mundo.

Na sua organização e construção participam cerca de 700 voluntários, que trabalham de uma forma colaborativa, num sistema de trocas. É um movimento cívico único à escala nacional.

De 1 a 10 de Junho decorre, no site Andanças – www.andancas.net, o período de candidaturas ao voluntariado. Há dezenas de equipas para escolher, adequadas aos diferentes perfis, e que passam por tarefas tão diversificadas quanto - acolhimento de artistas, controlo de entradas ou ajudante de cozinha.

O Andanças é fruto de um trabalho coletivo, onde cada um oferece o seu contributo, e por isso é pertença de todos que o erguem, antes, durante e depois dos sete dias de festival, e que partilham os seus conhecimentos, artes, competências, força e energia.

O Andanças é organizado pela PédeXumbo – Associação Para a Promoção da Música e Dança. A associação surgiu para difundir a dança e a cultura popular de uma forma participativa e dinâmica. Com espaço próprio em Évora e uma equipa profissional permanente, desenvolve projetos em todo o país, dedicando-se à recuperação e divulgação de diversas práticas culturais, através de registos, coproduções, criações artísticas, investigação, ensino, organização de festivais e programação regular de oficinas, concertos e bailes.

Sem comentários: