segunda-feira, 17 de agosto de 2015

RODRIGO AMADO COM NOVO DISCO















Numa altura em que prepara importantes concertos, nacionais e internacionais, com o seu celebrado projecto Motion Trio - Rússia (19 Setembro, Moscovo), Lisboa (1 Outubro, Teatro Maria Matos, com Matthew Shipp), Bélgica (2 Outubro, Antuérpia), Alemanha (3 Outubro, Schorndorf), Porto (4 Outubro, Casa da Música) e Seixal (22 Outubro, Festival Seixal Jazz, com Rodrigo Pinheiro), o saxofonista e fotógrafo Rodrigo Amado edita o seu 15º álbum, "This Is Our Language", partilhado com três das mais importantes figuras do jazz livre actual - Joe McPhee (sax alto e trompete), Kent Kessler (contrabaixo) e Chris Corsano (bateria).

Editado na label Polaca Not Two, este álbum, gravado em estúdio, surge na continuidade do concerto realizado pelo quarteto no CCB, em Lisboa, a 1 de Dezembro de 2012, e celebra a influência de McPhee na música de Amado. Joe McPhee, um dos grandes mestres vivos do jazz de vanguarda, actualmente com 75 anos, tornou-se uma figura chave do jazz mais livre dos últimos 50 anos, tendo assinado inúmeras obras de referência, incluindo o mítico "Nation Time", editado em 1971. Chris Corsano é já considerado, apesar de ainda novo, uma lenda no universo da música criativa mundial, tendo colaborado com nomes como Bjork, Evan Parker, Sunburned Hand of the Man, Six Organs of Admittance, Thurston Moore ou Jim O’Rourke, e mantendo-se activo em inúmeras frentes musicais. Já Kent Kessler, contrabaixista e uma das mais destacadas figuras da cena jazz de Chicago, é um dos colaboradores regulares de Amado, tendo gravado com o saxofonista e com o baterista Paal Nilssen-Love os álbuns "Teatro" (2006) e "The Abstract Truth" (2009).

Após um intenso 2014, ano em que editou três novos discos - The Freedom Principle (No Business), Live in Lisbon (No Business) e Wire Quartet (Clean Feed) - objecto de mais de uma centena de recensões críticas, um pouco por todo o mundo, Amado viu-se nomeado pela prestigiada El Intruso International Critics Poll como um dos cinco melhores saxofonistas tenor do ano, ao lado de Ken Vandermark, Mark Turner, Jon Irabagon e Ingrid Laubrock. Já no início deste ano, realizou uma longa tournée europeia com o seu Motion Trio, tendo como convidado o trompetista Peter Evans, passando por locais de referência como a Jazz House em Copenhaga, o Cafe Oto em Londres, o clube Pardon To Tu em Varsóvia, ou a State Philharmony Hall em Oradea. Como refere o crítico e escritor norte-americano Stuart Broomer nas liner notes que escreveu para "This Is Our Language", "Amado is an emerging master of a great tradition, more apparent with each new recording or performance."

Sem comentários: