terça-feira, 26 de janeiro de 2016

GIL DO CARMO COM NOVO DISCO




















"uma atmosfera sonora, que namora inúmeras tendências dos ritmos que se mesclaram através dos anos dentro do universo da música portuguesa" - Ivan Lins

"A Uma Voz", o novo disco, está marcado para 12 de Fevereiro e já está disponível para pré venda no iTunes.

Gravado em Lisboa e com uma história bem a propósito, o vídeo de "O Teu Cheiro a Café Torrado" acaba de estrear no VEVO oficial de Gil do Carmo, aqui

Aquele que é o primeiro cartão de visita do novo disco do cantor, está disponível de imediato para todos os que efectuarem a pré-compra, já disponível no iTunes, neste link.

Inteiramente escrito por si, este é o quarto trabalho da carreira do cantor, ao lado de músicos que o ajudaram a encontrar um espaço próprio, como Yami, António Serrano, João Frade ou José Manuel Neto.

O brasileiro Ivan Lins ouviu o álbum e descreve-o como o mais autêntico de todos os seus lançamentos, por ser "totalmente acústico, utilizando instrumentos ligados à musica popular portuguesa, como violas acústicas, guitarra portuguesa, acordeão, e instrumentos de percussão. O que mais chama a atenção, após tão belas sonoridades e arranjos, é a forma como Gil e seu co-produtor e co-arranjador, o angolano Yami, construíram uma atmosfera sonora, que namora inúmeras tendências dos ritmos que se mesclaram através dos anos dentro do universo da musica portuguesa. O resultado, a serviço de composições simples e belos textos, só prova o amadurecimento de Gil como compositor e ideólogo de seus projetos".

Nascido numa família para quem a música foi raiz e, mais do que uma profissão, um modo de ser, Gil do Carmo tirou o que mais podia das suas experiências e aprendizagens. Aos 19 anos mudou-se para os Estados Unidos e estudou em duas importantes escolas de música em Los Angeles e Boston. Em 1995 regressa a Lisboa e, a partir daí, os seus talentos de compositor, letrista e cantor levam-no a editar "Mil Histórias", "Nus Teus Olhos" e, em 2008, "Sisal", um álbum que conta com o apoio de nomes como Bernardo Sassetti, Sara Tavares, Rão Kyao ou a Sinfonietta de Lisboa. Foi também proprietário do Speakeasy em grande parte deste período.

Oito anos depois, Gil do Carmo volta a focar-se na música a cem por cento, com um disco que é quase como uma impressão digital do seu autor. "A Uma Voz" tem as janelas abertas, uma vista desafogada sobre Lisboa e um claro olhar posto no mundo.

Oficial
Facebook

Sem comentários: