quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

MICROVOLUMES 3.50

 
 
 
 
 
 
 


29 JANEIRO
Debate / Concerto
Porto / Sonoscopia / 19:00
6.00 Sonos - Oferta de jantar

Debate
Rui Eduardo Paes
Participações: Hugo Carvalhais, Vítor Joaquim e Pedro Rocha
Moderação: Manuel Neto

Concerto
Ricardo Jacinto - violoncelo, electrónica

Nas vésperas da edição de um novo livro, o ensaísta Rui Eduardo Paes (que estará em residência na Sonoscopia de 27 a 31 de Janeiro), conversa com o contrabaixista e compositor Hugo Carvalhais, o músico Vítor Joaquim e o curador Pedro Rocha sobre o seu longo percurso de escrita, a sua visão das músicas de hoje (avant-jazz, música improvisada, música experimental, rock alternativo) e as obras que publicou nos últimos anos com um invulgar sucesso de vendas e críticas entusiásticas (Bestiário Ilustríssimo, Bestiário Ilustríssimo II / Bala e ‘A’ Maiúsculo com Círculo à Volta). Haverá ainda o concerto de Ricardo Jacinto, improvisador, artista sonoro e investigador que apresentará as suas obras para o seu sistema de espacialização sonora para violoncelo e electrónica.

Ricardo Jacinto (pt)
Servindo-se de um sistema de amplificação sonora distribuído por diferentes pontos do violoncelo, Ricardo Jacinto explora a possibilidade da fragmentação sónica dos seus gestos e do corpo do instrumento. No decorrer das improvisações a imersão nas subtis cambiantes tímbricas do violoncelo é articulada com a auscultação do espaço acústico e da paisagem sonora circundante, num processo que se assemelha a um mapeamento sonoro da performance musical num momento e lugar específicos. Oriundo de Lisboa, Ricardo Jacinto tem vindo a construir em articulação com a sua actividade como artista plástico, um percurso enquanto violoncelista, com actividade regular no campo da música improvisada e experimental, marcado por uma abordagem de exploração minuciosa em torno das potencialidades tímbricas do instrumento e da sua relação com o espaço. Colabora regularmente com o saxofonista Nuno Torres nos "Cacto" e é membro dos Love That Lava (c/ Nuno Morão e Una Lee), Pinkdraft, Parque, Phonopticon e Lisbon Freedom Unit. Entre as inúmeras colaborações com outros músicos encontram-se: C Spencer Yeh, Ernesto Rodrigues, David Maranha, Jean Luc-Guionnet, Helena Espvall, Manuel Mota, @C, Angélica Salvi, Luis Lopes, Norberto Lobo, Susana Santos Silva, Simon Rose, Rodrigo Pinheiro ou Shiori Usui. Apresentou o seu trabalho em concertos, exposições e performances em Portugal e Europa. A sua música está editada pela Creative Sources com Pinkdraft "2010", pela Shhpuma Records com o álbum ao vivo de Parque "Earworm Virgins", pela Agência Vera Cortês o primeiro album de "Cacto" e lançará este ano pela Clean Feed um disco em trio com Luis Lopes e Bruno Parrinha. Actualmente é investigador no Sonic Arts Research Center da Queen´s University em Belfast.

Rui Eduardo Paes (pt)
Com 30 anos de actividade repartida entre o jornalismo cultural, a crítica de música e o ensaísmo teórico, Rui Eduardo Paes é autor de vários livros sobre as músicas criativas, cobrindo o leque de tendências que vai do avant-jazz à música experimental, passando pelo rock alternativo, a música contemporânea, a new music, a música improvisada e a electrónica. É o editor da revista Jazz. pt, projecto que transitou para a Internet depois de o ter coordenado durante seis anos de edições em papel, e o director artístico do ciclo Jazz no Parque, da Fundação de Serralves. É ainda o autor das folhas de sala dos concertos de jazz e música improvisada da Culturgest e dos press releases das editoras discográficas Clean Feed e Shhpuma. Foi um dos fundadores da Bolsa Ernesto de Sousa, presidida pelo compositor e cineasta Phil Niblock (Experimental Intermedia Foundation), tendo sido durante 20 anos membro permanente do júri em representação da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Foi um dos fundadores e directores da associação Granular, dedicada à promoção do experimentalismo na música e nas artes audiovisuais e performativas portuguesas. Assessorou a direcção do Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian e integrou o júri do concurso de apoios sustentados do Instituto das Artes / Ministério da Cultura para o quadriénio 2005-2008.

evento
www.ricardojacinto.com
www.rep.no.sapo.pt
www.sonoscopia.pt

Sem comentários: