quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O DISCO DE RETIMBRAR

Depois de 6 anos a acumular experiências diversas, os Retimbrar editam o seu primeiro disco Voa Pé que traz consigo os ecos dos bombos na rua e a emoção das canções partilhadas nos palcos e fora deles. Voa Pé é uma edição de autor com o apoio da Casa da Música, da Cultura Fnac e da Revolução d'Alegria Associação.

Neste disco, os Retimbrar são Afonso Passos, André Nunes, André Rodrigues, Andrés Tarabbia 'Pancho', António Serginho, Francisco 'Killo' Beirão, João Grilo, Miguel Arruda, Nuno Xandinho, Rita Sá, Rui Ferreira 'Caps', Rui Rodrigues, Sara Yasmine e Tiago Soares. Os convidados do disco são Alexandre Meirinhos, António Augusto Aguiar 'Togú', Catarina Valadas, Nicô Tricot e Renato Monteiro. A captação, produção, mistura e masterização ficaram a cargo do Nuno Mendes.

Os Retimbrar são um colectivo musical do Porto com um trabalho de exploração de ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, que resulta num reportório misto de originais e reinterpretações. É fundamental para o grupo o desígnio de conhecer e dar a conhecer a herança popular e cultural portuguesa.

Nos Retimbrar o que se faz é música para todos! Atuam com liberdade para que o prazer se renove e a tradição não envelheça.

O grupo foi fundado em 2008 por Andres ‘Pancho’ Tarabbia, percussionista uruguaio radicado em Portugal, a quem se juntou António Serginho que entretanto co-assumiu a coordenação e a liderança do grupo. Entre 2010 e 2012, a Casa da Música acolheu os Retimbrar nos projetos do Serviço Educativo.

A experiência adquirida nos diferentes contextos em que têm estado ativos, permitiu-lhes encontrar diferentes performances ajustáveis à natureza de cada momento, da rua ao palco, da oficina ao concerto. Os Retimbrar pretendem agora lançar-se a novos desafios, apelar ao contínuo desenvolvimento da cultura musical popular e criar uma escola ao serviço da comunidade.


Sem comentários: