segunda-feira, 27 de junho de 2016

REBULIÇO COM ARTES EM CONTEXTO RURAL









A União das Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, prepara neste momento a realização de um projeto cultural denominado REBULIÇO | ARTES EM CONTEXTO RURAL.

Este festival assenta em 4 pilares fundamentais – música, arte, património e comunidade e terá como cenários de actuação, o “coração” das várias vilas e aldeias deste território, usualmente subvalorizadas, que serão ‘ocupadas’ com parecerias, exposições, performances, entre outras atividades, criando uma agitação artística e cultural por toda a União das Freguesias.

O REBULIÇO pretende juntar jovens artistas em ascenção a artistas consagrados, sem esquecer os artistas locais. A estratégia deste festival passa por fomentar a descentralização, contrariar o êxodo rural, aproveitando as condições naturais e patrimoniais intrínsecas, criando um produto turístico diversificado e de excelência no panorama nacional.

Alguns dos pontos fortes deste festival passam por um conceito inovador, materializado através da aglutinação de várias áreas e da fusão de experiências. Uma programação “fora da caixa”, e de qualidade. 

Geograficamente, inserido num meio rural histórico, com boas acessibilidades. Dada a sua especificidade, sobretudo no contexto em que se insere, aliado a um perfil artístico ímpar de elevada qualidade, integra uma programação ecléctica e um calendário único. Este foi trabalhado para um complemento qualitativo às programações regionais e nacionais, prevendo-se uma adesão de elevada escala dirigido a todos os públicos.

Criar um tipo de peça de arte singular, a partir de intervenções de pintura mural, stencil, entre muitas outras conhecidas em zonas urbanas, serão meios artísticos que poderão fornecer a função de uma galeria única permanente a céu aberto, num cenário não convencional e rural. 

Para a realização destas intervenções murais, que desejavelmente ampliarão a ‘galeria de arte a céu aberto’ iniciada já em 2015, com três acções do LATA 65 – workshop de Arte Urbana para idosos e uma residência artística do artista urbano ADRES e que sendo efémeras, perdurarão nas aldeias como memória do festival e simultaneamente atracção futura tendo tido um forte impacto na conunicação social nacional e internacional.

Por tudo o descrito e por considerarmos que o vosso programa poderá contribuir neste projeto, inovador ímpar e ambicioso, gostaríamos de contar com a vossa colaboração e apoio nesta 1º edição do REBULIÇO | ARTES EM CONTEXTO RURAL, previsto para os dias 22, 23 e 24 de Julho de 2016.

​Informa-se também que o evento já confirmou na área da musica os seguintes artistas: Manuel Freire . Sampladélicos . Tranglomango . Marufa . Filipe Furtado . Bonecos & Campaniça . Carlos Baptista . Alentejo Cantado.

https://www.facebook.com/Festival-Rebuli%C3%A7o-1662358980689783/

Sem comentários: