terça-feira, 25 de outubro de 2016

DEAD COMBO EM ÍLHAVO




















29 outubro 2016 | sábado | 22h00 | CC Ílhavo
Dead Combo e as Cordas da Má Fama

Após o sucesso do concerto realizado em 2014, os Dead Combo regressam a Ílhavo no dia 29 de outubro, sábado, desta feita com o espetáculo “As Cordas da Má Fama”.

A música dos Dead Combo é indissociável dos espaços (físicos, mitológicos) que a geraram. Sem letras nem palavras, o duo de Tó Trips e Pedro Gonçalves canta com uma clareza desarmante o Tejo e Lisboa, Portugal e o Mediterrâneo, uma África idealizada e a vastidão da América, imaginada em Itália nos westerns de Morricone, majestosamente filmada por Wim Wenders e tocada por Ry Cooder.

Para cantarem estes retratos, repita-se, não precisam de uma voz. Precisam apenas de uma guitarra e de um contrabaixo que, informados por uma certa vivência do rock & roll, conjuram anos e anos de música e atravessam continentes, reunindo  fado e os blues na mesma canção. “A Bunch of Meninos” é o mais recente capítulo de um dos mais belos e singulares corpos de trabalho produzidos em Portugal ao longo da última década.

Os Dead Combo são Tó Trips e Pedro Gonçalves. A dupla nasceu em 2003 na sequência de um convite do radialista Henrique Amaro (Antena 3) para comporem e gravarem a canção “Paredes Ambience”, incluída no disco de homenagem a Carlos Paredes “Movimentos Perpétuos – Música para Carlos Paredes”.

Os cinco álbuns da banda editados até ao momento têm sido largamente elogiados em Portugal e no estrangeiro, recebendo vários prémios para “Álbum do Ano”. Lusitânia Playboys (2008), o terceiro disco de estúdio, foi eleito “Álbum da Década” pelo jornal Expresso. A dupla participou no episódio sobre Lisboa do programa “No Reservations” de Anthony Bourdain, o que lhes valeu a entrada no top 10 dos discos de world music mais vendidos no iTunes norte-americano.

Em Dezembro de 2014, coroando um ano com mais de 40 concertos realizados, esgotaram com espetáculos mágicos o Coliseu dos Recreios em Lisboa e o Teatro Rivoli no Porto. Também no final de 2014, ficou a saber-se que “A Bunch of Meninos” foi considerado pelos leitores do Blitz como o melhor álbum português de 2014. O ano de 2015 começou com a chegada da música dos Dead Combo a Hollywood, através da inclusão de duas músicas suas no filme “Focus”, realizado pela dupla Glenn Ficarra e John Requa e protagonizado pela super-estrela norte- americana Will Smith.

Ao vencerem o Globo de Ouro 2015 para melhor banda, os Dead Combo viram confirmar-se, a trajetória extraordinária que têm vindo a desenhar, com a consolidação da sua carreira internacional e a sua afirmação como uma das mais interessantes e importantes bandas do novo panorama musical português.

Informações
M/6
CC Ílhavo
€ 12,00 (desconto de 20% para grupos + 10 pessoas, sénior +65 anos, jovem até 17 anos e cartão jovem municipal)

Sem comentários: