quarta-feira, 26 de abril de 2017

PORTO BEST OF













Jafumega + Marta Ren & The Groovelvets
18 Maio, quinta-feira, 21h30 // Teatro Rivoli

Em Maio, dia 18, o PORTO BEST OF volta ao Rivoli com uma noite repleta de cadências rítmicas. Jafumega e Marta Ren & The Groovelvets são os protagonistas do sexto acto desta iniciativa da Câmara do Porto com curadoria de Miguel Guedes.

No regresso aos palcos, os Jafumega foram desafiados a revisitar o segundo álbum, homónimo e editado em 1982, do qual fazem parte os bem conhecidos “Latin’América”, “Kasbah” e “Nó Cego”. Ao vivo, Luís Portugal, Mário Barreiros, José Nogueira e Eugénio Barreiros - que vão contar com Miguel Ferreira (teclados), Ricardo Coelho (bateria) e Nuno Coelho (baixo) - mostram porque foram descritos por António A. Duarte como a 'coqueluche do Porto', no livro “A Arte Eléctrica de Ser Português” (1984).
Quase 40 anos depois da primeira reunião que deu origem ao grupo, que tem o seu nome gravado na história da música portuguesa, os Jafumega demonstram vitalidade e compromisso com a sua música. Recorde-se que a banda esteve afastada dos palcos durante três décadas, tendo voltado em 2013 para concertos nos coliseus de Lisboa e do Porto.
Com três álbuns editados - "Estamos Aí" (1980), "Jafumega" (1982) e "Recados" (1983) - os Jafumega são uma referência da música feita no Porto nos anos 80.

Antes, é a vez de Marta Ren & The Groovelvets pisarem o palco do Rivoli. O álbum de estreia "Stop, Look, Listen", editado pela italiana Records Kicks, será o pronto de partida para um espectáculo de funk e soul, cheio de garra, onde Marta Ren se revela como uma das vozes com mais potencial em Portugal. Enquadrada pela crítica como "prima de Sharon Jones, sobrinha de Aretha Franklin", Marta Ren tem conquistado tudo e todos com o seu álbum de estreia em nome próprio, depois de mais de 15 anos dedicados à música, nomeadamente com os Sloppy Joe e os Bombazines. "Summer's Gone", "Two Kind Of Men", "Release Me" e "So Long" são algumas das músicas que farão parte do alinhamento.

Sem comentários: