sexta-feira, 19 de maio de 2017

WHY PORTUGAL? EM ÉVORA




















A EBU (European Broadcast Union) felicitou Portugal pelo seu ano de excelência na internacionalização da música portuguesa. Referindo a participação na edição de 2017 da Conferência Profissional e Festival Holandês Eurosonic Noorderslag e a vitória de Salvador Sobral no Festival da Eurovisão em Kiev.

"Parabéns Portugal, neste impressionante ano que estão a ter na música", escreve Laurent Marceau da Euroradio na nota enviada ao WHY Portugal por parte da EBU. "Desde o country focus em Janeiro no Eurosonic até à vitória na Eurovisão agora em Maio, os resultados atingidos pelos artistas portugueses têm sido vitórias importantes que estão a construir sucesso além fronteiras".

O WHY Portugal, cluster da música portuguesa e plataforma de internacionalização da mesma, foi o principal organizador da comitiva levada pelo nosso país ao Festival holandês em janeiro deste ano. Em ano de celebração da música portuguesa, sendo country focus, o evento contou com a presença de 23 artistas nacionais e mais de 70 profissionais da indústria da música que representaram muitos dos espectros da música feita em Portugal e características da sua indústria atual.

Depois do sucesso desta comitiva portuguesa, a plataforma de internacionalização WHY Portugal marca presença em mais duas feiras profissionais de referência na Europa, promovendo a indústria da música portuguesa nas suas várias vertentes no estrangeiro e em Portugal: The Great Escape e EXIB Música.

A presença no evento The Great Escape, que acontece de 18 a 20 de maio em Brighton, Inglaterra, trata-se de uma missão de prospecção de mercado.

No caso do EXIB Música, a participação WHY Portugal será mais alargada.
Neste evento, serão apresentados os resultados das missões WHY Portugal desenvolvidas até ao momento num workshop a 9 de junho, que analisa o passado e presente da associação empresarial WHY Portugal, preparando o futuro:

WHY Portugal?: Porque está na hora de internacionalizar a música portuguesa, a plataforma de music exchange WHY Portugal apresenta o seu plano de trabalhos.

O workshop visa a capacitação profissional no contexto da exportação da música e serviços do cluster da música e irá relatar os eventos internacionais levados a cabo pela WHY Portugal durante o primeiro ano de actividade de 2016, do SXSW ao Reeperbahn Festival, até às missões mais recentes tais como o EUROSONIC Country Focus em Janeiro, o WHY Portugal Event no Westway LAB Festival com convite ao SXSW Film e a missão de prospecção ao Jazzahead na Alemanha.

O orador responsável pelo workshop será Hélder Bruno da Cherry Blossom Consulting.

The Great Escape:
De 18 a 20 de maio realiza-se o The Great Escape em Brighton, Reino Unido, festival que se dedica aos novos talentos, apresentado 450 artistas emergentes de todos os cantos do mundo. Tem mais de 30 salas e o grande mote do festival é "vê os teus novos artistas favoritos antes de eles serem o cabeça de cartaz num Festival de grandes dimensões".
Consulte mais informação sobre o Festival aqui.

EXIB Música:
De 7 a 10 de junho realiza-se o EXIB Música em Évora, Portugal, uma expo-mercardo especializado em música Ibero-americana, onde encontrarás showcases de música proveniente de toda a Ibero-América (América Latina – Espanha e Portugal), fóruns de debate, mesas de trabalho, concertos especiais, conferências, lançamentos, trabalho em rede e instalações.

A WHY Portugal estará no EXIB a promover um workshop: "Porque está na hora de internacionalizar a música portuguesa? A plataforma de music exchange WHY Portugal apresenta o seu plano de trabalhos".

O workshop dia 9 de Junho na Pousada de Juventude de Évora (10h30) visa a capacitação profissional no contexto da exportação da música e serviços visa a capacitação profissional no contexto da exportação da música e serviços do cluster da música e irá relatar os eventos internacionais levados a cabo pela WHY Portugal durante o primeiro ano de actividade de 2016, do SXSW ao Reeperbahn Festival, até às missões mais recentes tais como o EUROSONIC Country Focus em Janeiro, o WHY Portugal Event no Westway LAB Festival com convite ao SXSW Film e a missão de prospecção ao Jazzahead na Alemanha.

Orador: Hélder Bruno, Cherry Blossom Consulting.
Inscrições: Ana Rita Feijão info@whyportugal.org
Consulte mais informação aqui.

A plataforma de internacionalização WHY Portugal, cujo maior objetivo é a apresentação da música portuguesa em mercados além-fronteira, é um projeto co-financiado no valor de 112 404€ por Fundos da União Europeia.

Sem comentários: