segunda-feira, 28 de agosto de 2017

TCR ZIGURFEST 2017




















Estamos perigosamente perto da melhor semana do ano e todos começamos a fervilhar de antecipação e, à sétima edição, o TRC ZigurFest chega a Lamego com a vontade de agitar as águas do costume. Entre 30 de Agosto e 2 de Setembro, a cidade vai poder assistir a um total de 28 concertos espalhados por seis locais emblemáticos: o Teatro Ribeiro Conceição, a Rua da Olaria, o Castelo de Lamego, a Alameda, o Museu de Lamego, o Museu Diocesano e a Igreja do Desterro.

E porque um ano é muito tempo e queremos matar as saudades o mais depressa possível, decidimos arrancar mais cedo. No dia 30 de Agosto, o Dia Zero do festival vai trazer Primeira Dama, Talea Jacta, Sallim e Luca Argel, com concertos no Museu de Lamego, o Museu Diocesano e a Igreja do Desterro.

Mas há (muito) mais para além destes quatro dias de música. Depois de uma bem-sucedida primeira edição em 2016, a Casa do Artista recebeu nova ronda da ZONA. Nascida no festival TRC ZigurFest e criada pelo visual João Pedro Fonseca, vai receber os artistas Tatiana Marta Silva e Cooperativa Ladra para, durante um período de residência em Lamego, criarem peças que serão apresentadas ao público entre os dias 31 de Agosto e 2 de Setembro.

Na sua segunda edição, a ZONA integra também "O Som do Espaço". São quatro instalações sonoras criadas por nial, Aires, Daily Misconceptions e José Miguel Silva, que pretendem funcionar como interpretações audíveis de quatro monumentos lamecenses: a Cisterna do Castelo, os Claustros da Sé Catedral, a Torre do Castelo e o Museu de Lamego. Estas peças, que de acordo com as regras da música acusmática dispensam qualquer componente performativa permitindo uma maior interacção entre público, peça e espaço envolvente, poderão ser ouvidas entre 29 de Agosto e 3 de Setembro.

Por fim, haverá também workshops gratuitos na Casa do Artista (Lamego). Limitado a 20 pessoas, estes workshops têm como objectivo o estimulo à criação e uma maior proximidade aos artistas, onde os participantes poderão aprender técnicas, métodos e abordagens musicais fora dos palcos, num ambiente intimo e descontraído. Estes workshops terão aproximadamente 2 horas de duração, contando com LYFE dia 1 de Setembro, Sexta-feira, e nial dia 2 de Setembro, Sábado, a partir das 15h, na Casa do Artista.

Tudo isto e muito mais em www.zigurfest.com.

Sem comentários: