sexta-feira, 27 de outubro de 2017

EM COIMBRA AS GUITARRAS NÃO TÊM SAUDADE









Ciclo de concertos de guitarra

www.fbb.pt | www.facebook.com/fundacaobissayabarreto

4 NOV - RICARDO ROCHA + MARCELO DOS REIS
11 NOV - FILHO DA MÃE + JOSÉ VALENTE
18 NOV - TÓ TRIPS & DOCE DOCE + JORGE COELHO

Três noites mágicas para descobrir o trabalho único de alguns dos melhores músicos de guitarra portugueses

Em Novembro, o portão da Casa Museu Bissaya Barreto, em Coimbra, vai abrir-se ao ínício da noite e convidar todos a entrar.

A proposta é simples mas especial e dificilmente repetível: três noites, seis concertos, uma única oportunidade de partilhar a sala de estar com a paixão e o engenho de alguns dos melhores compositores e virtuosos portugueses que têm na guitarra o seu instrumento de eleição.

Com o nome As Guitarras Não têm Saudades, este novo ciclo leva à cidade do Mondego Ricardo Rocha, Marcelo dos Reis, Filho da Mãe, José Valente, Tó Trips e João Doce e Jorge Coelho.

O primeiro concerto acontece no dia 4 de Novembro, pelas 21h, e apresenta Ricardo Rocha e o seu universo singular e exploratório. Depois de Voluptuária (2003) e Luminismo (2009), o seu último trabalho Resplandecente - Quartetos e solos para Guitarra Portuguesa (2014) desliga-se do cânone da guitarra portuguesa socorrendo-se de outro, o quarteto. Partindo da escrita de duas peças solistas, La Rêverie et les Couleurs e Fim da Eternidade, e em comunhão com Skrjabin em dois prelúdios, Resplandecente, define-se como um marco épico e irresistível, onde o instrumento entra em fuga para um espaço aberto exposto às forças contemporâneas da experimentação, aquela que vai ressoar na abertura deste ciclo.

ricardorocha.bandcamp.com
 
Depois, Marcelo dos Reis e o jogo continuamente corajoso e expansivo da sua guitarra clássica serão o mote para o concerto onde irá apresentar o seu primeiro disco a solo, Cascas (2017). As suas cordas encontram desvios aos acordes, rompem-se em improvisações melódicas e tornam-se em massas de som carregadas de uma leveza atonal muito particular. Um concerto pleno de relaxamento e intimismo.

soundcloud.com/marcelodosreis

A programação terá seguimento dia 11 de Novembro com Filho da Mãe e José Valente, e dia 18 de Novembro com Tó Trips & João Doce e Jorge Coelho, sempre às 21h.

Entre a estranheza e a solidão da Casa Museu, no ciclo As Guitarras Não Têm Saudades esperam-se concertos de rara beleza, inspirados pela falência emocional dos instrumentos de cordas. O que falta aos cordofones de amor ao passado e ao desejo do futuro sobra nesta proposta da Fundação Bissaya Barreto.
INFORMAÇÃO SOBRE BILHETES:

Entrada: 8 euros
Morada: Rua da Infantaria 23 - Coimbra
Reservas: casamuseu@fbb.pt | 239 853 800

Sem comentários: