quinta-feira, 23 de novembro de 2017

OCUPA #2. EM BRAGA









Este sábado, artistas de Braga apresentam mostra coletiva na agora Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts. Concertos e instalações preenchem o programa que ocupará tarde e noite no gnration.

Nos últimos anos a cidade de Braga assumiu uma posição dianteira no domínio das Media Arts em Portugal, cimentada pela candidatura a Cidade Criativa da UNESCO e legitimada, entre outros, pelo sucesso internacional do Festival Semibreve, pelos já históricos Encontros da Imagem, pela oferta artística e formativa do gnration e pelo crescente número de artistas a operar nesta área.

O OCUPA, evento promovido pela cooperativa AUAUFEIOMAU com apoio da Câmara Municipal de Braga e gnration, visa promover uma perspetiva sobre a produção artística nos domínios da música eletrónica e arte digital por artistas oriundos ou residentes em Braga, componente vital para a plena afirmação de Braga como cidade de referência nas media arts.

Depois de uma primeira edição, realizada em Setembro de 2016 no Theatro Circo, o OCUPA toma de assalto o gnration, com uma edição orientada para as componentes performativas e expositivas das artes digitais e música eletrónica.

A segunda edição do OCUPA receberá as instalações Digital Music Box, da empresa Imaginando, e Sensorial City, da artista Marta Pombeiro. Patente estará também uma exposição de videojogos pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (ver abaixo). No que toca à música, o evento contará com Tiago Morais Morgado, NaN:Collider, Rui Dias, Tanz Arbeiter, Bezbog e Tundra Fault.

Integrado também o OCUPA #2, o gnration receberá ainda workshop pela plataforma WHY Portugal. O objetivo deste workshop prende-se com a capacitação profissional no contexto da exportação da música de forma a maximizar os resultados dos participantes nos vários eventos e feiras profissionais internacionais em que a WHY Portugal está presente ou com os quais tem parceria. A par disso, pretende-se dar aso ao debate e à partilha de conhecimento entre profissionais (e público em geral) com exemplos na primeira pessoa. Ana Rita Feijão, da equipa WHY Portugal, será a oradora principal.

Sem comentários: