quinta-feira, 9 de novembro de 2017

PORTUGAL DELUXE VOL.3




















Modernidade longínqua

À VENDA DIA 17 DE NOVEMBRO

Uma das tendências das cenas musicais dos últimos anos tem sido o trabalho de prospecção e reavaliação da música editada. Se por um lado a vertigem da “next big thing” continua a ser constante no mercado musical, por outro (o lado B…), a redescoberta da grande canção ou grande disco que terá passado ao lado ou permanecido obscuro nas sub-caves poeirentas de uma loja de discos da Moimenta da Beira, Kreuzberg, Caracas ou Austin, é uma das delícias de qualquer melómano ou digger que se preze.

No fim do milénio passado, a Valentim de Carvalho mergulhou de cabeça no seu acervo histórico, qual arca perdida, com novos ouvidos à procura de música estimulante, diferente, exploratória, surpreendente, em busca de reflexos do Rock’n’Roll e do Surf, dos Rhythm & Blues e da Soul, do Jazz e da Exótica na juventude de um país fechado, para quem tudo parecia longínquo.

O resultado aqui está e, como se poderá verificar, não houve ditadura que nos tenha impedido de sentir o pulsar do tempo e de lhe dar corpo, à nossa maneira.

Da desbunda psicadélica pop com perfume magrebino do Quarteto 1111 que fará as delícias de Tarantino aos Strollers a “fazerem-se à estrada” conduzidos pelo jazzman José Duarte em 1’52 de swing, passando pela versão de “Sunny” enfunada pelo saxofone de José Lello, Portugal permanece Deluxe ao terceiro volume!


20 anos depois do lançamento do primeiro título, a Valentim de Carvalho reedita os dois primeiros volumes da série, o que numa época em que os cocktails voltaram à ordem do dia faz todo o sentido e consolida a ideia de que a música é intemporal, a sua recepção e apreciação é que muda com os tempos. Portanto, sai Um cocktail estereofónico e Um cocktail swingante, para ouvidos sedentos...

ALINHAMENTO

1- Mafalda Sofia – Teach me tiger
2- Quarteto 1111 – Ababilah
3- Sheiks – Treat her right
4- Thilo’s Combo – Twistin’ the twist
5- Quinteto Académico + 2 – I feel good
6- Fernando Rueda – Diabo
7- The Strollers – Hit the road, Jack
8- Conjunto de Hélder Martins - Turiturá
9- Thilo’s Combo – The more I see you
10- Conjunto Sousa Pinto – Sunny
11- José Cid – Volkswagen blue
12- Banda 4 – Gotta start lovin’ you
13- Trio Barroco + Tyree Glenn Jr. & Van Dixon – You don’t know like I know
14- Conjunto Académico João Paulo – O louco
15- Vickie com o Conjunto Académico João Paulo – Try a little tenderness

Sem comentários: