segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

BEAUTIFY JUNKYARDS COM NOVO DISCO

Os Beautify Junkyards vão lançar o seu terceiro álbum dia 9 de Março através da editora inglesa Ghostbox. Será uma edição em todos os formatos (LP,CD e digital) e terá distribuição mundial através da State 51.

"The Invisible World of..." é, acima de tudo, um álbum com um espírito colectivo muito acentuado e em que a maioria das músicas tiveram como raiz longas sessões de improviso. Musicalmente, este terceiro álbum dos Beautify Junkyards pode ser considerado mais atmosférico e com uma amplitude emocional mais alargada que os trabalhos anteriores. A sua característica cosmic folk mantém-se como elemento nuclear mas em “The invisible World of…” surge tingida por ritmos ritualísticos, ambientes mais noturnos e misteriosos. A influência da acid folk britânica e da tropicália está assim mais diluída com elementos da electrónica pioneira (como a dos BBC Radiophonic Workshop), da library music e de bandas sonoras de filmes Giallo, trazendo cada vez mais singularidade à música produzida pela banda lisboeta.

As misturas do álbum ficaram a cargo de Artur David, experiente engenheiro de som que já assinou trabalhos de bandas como Orelha Negra, Mão Morta, Cool Hipnoise e a masterização ficou a cargo de Jon Brooks, responsável por masterizações de editoras como a Ghost Box e a Trunk Records, que é igualmente músico de renome na área da música electrónica ambiental, quer a solo, como em projectos como os Advisory Circle.

Quanto à estética visual, todo o artwork é da autoria do designer Julian House (um dos fundadores da GB). Julian House tem trabalhos publicados na indústria musical, literatura e cinema, podendo destacar-se capas de bandas como os Oasis, Broadcast e Primal Scream e trabalhos para filmes como "A Field in England" e o "The Duke of Burgundy".

E como se já não fossem suficientes as boas novas, este novo álbum marca também a estreia de Helena Espvall na formação da banda. A violoncelista sueca, ex-membro da banda americana de folk Espers e que reside já há alguns anos em Lisboa, tem tido um sólido percurso ligado à música improvisada, mas também se destacam colaborações que teve com artistas de peso como Vashti Bunyan e Bert Jansch.

Estão assim reunidos todos os ingredientes para um regresso em grande dos Beautify Junkyards em 2018, estando a banda a preparar uma tour de apresentação que percorrerá o país.

Como cartão de visita do álbum, a escolha para o 1º single recaiu sobre “Aquarius”. O single está presente em todas as plataformas digitais e tem novo vídeo realizado por João Pedro Moreira.

Os Beautify Junkyards são: João Branco Kyron (sintetizadores e voz), Rita Vian (voz), João Pedro Moreira (viola, sintetizadores), Helena Espvall (violoncelo e viola), Sergue (baixo) e António Watts (bateria e percussões).


 A Editora

A Ghost Box que celebrou 10 anos de existência em 2014 tem-se distinguido como uma editora de referência, tanto pelo apuradíssimo sentido estético que imprime às suas edições, bem como pelo universo musical muito particular: “group of artists exploring the misremembered musical history of a parallel world. A world of TV soundtracks, vintage electronics, folk song, psychedelia, ghostly pop, supernatural stories and folklore”.
 
Esse percurso singular tem-lhes valido rasgados elogios por parte da imprensa especializada, como por exemplo a Wire, Shinding, The Guardian e o Quietus que escreveu “…what’s most impressive about Ghost Box is the aesthetic consistency and sheer quality of the material, recalling the heydays of labels such as Factory, 4AD and Warp”.
 
Sendo uma editora com um roster de bandas predominantemente britânicas, os Beautify Junkyards são a primeira aposta da editora numa banda "fora de portas" o que valoriza ainda mais esta edição da banda portuguesa.
 

Sem comentários: