quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

EM BEJA




















Na sexta-feira, dia 19, celebramos no Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja, o 7º Aniversário da Música Portuguesa A Gostar Dela Própria, um projeto que verdadeiramente colocou um país, ou grande parte dele, a gostar de si próprio tendo hoje um grande reconhecimento nacional e internacional. No âmbito desta celebração, será apresentado um projeto de instalação de um Centro Interpretativo neste espaço a inaugurar no Centro UNESCO em Beja em abril.

Há 7 anos atrás Portugal via nascer um projeto que verdadeiramente colocou um país, ou grande parte dele, a gostar de si próprio. Não se travava de futebol mas de acordes musicais, de vozes que chegavam ao céu e histórias simples de quem através da música encontrava um lugar no mundo. Tiago Pereira e a sua equipa tem filmado desde aí um pouco por todo o lado mostrando ao país e ao mundo sonoridades musicais pouco conhecidas, dentro de um uma estética própria que procura gravar as pessoais reais, sem artifícios ou maquilhagens, olhando para os rostos de quem canta e para as paisagens como pequenos mundos em contínua transformação.

É, por isso, com muito gosto que celebraremos no dia 19 de janeiro, no Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja, o 7º Aniversário da MPGDP e apresentaremos um projeto de instalação de um Centro Interpretativo do projeto neste espaço a inaugurar em abril. Este Centro, para além de um espaço físico onde será possível consultar uma biblioteca audio-visual da MPGDP, contemplará ainda a realização regular de conferências e encontros em torno da música portuguesa de raiz popular.

O encontro terá lugar às 21h30 e para além da apresentação do projeto teremos ainda uma conferência de Tiago Pereira onde se fará um balanço dos 7 anos de gravações da MPGDP e que culminará num concerto com Paulo Colaço, Douradas Espigas de Albernoa e grupo de música popular Beira Serra.

Sem comentários: