quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

“THE WAY YOU”, A PERFORMANCE CONCEPTUAL DE ANYWHEREOUTOFTHEWORLD













Anywhereoutoftheworld é exatamente o que diz ser: um pedaço da cultura underground que se toma de um só trago, que ultrapassa barreiras e que vem abrir as mentes preconceituosas de quem pensa que a vida reside por inteiro num tema Pop de três minutos de duração. A mente por detrás da criação é de Alberto Bessa, apaixonado incurável por uma indústria mque idolatra mas que cada vez mais se afasta da sonoridade que considera a sua segunda pele.
 
A apresentação ao público nacional acontece sob o selo da Music For All com “The Way You”, tema extraído do registo de estreia, homónimo, onde transparecem as influências Pós-b Punk e Dark Wave, os sintetizadores e as linhas de baixo e guitarra assim como as referências a nomes como The Cure, Joy Division ou Bauhaus.
 
Anywhereoutoftheworld é o projeto a solo de Alberto Bessa, ser inquieto e inconformado, decidido a dar o seu contributo rumo a um presente e futuro onde a música portuguesa é algo mais completo e complexo do que apenas canções Pop e refrões orelhudos. Estávamos em meados de 2016 quando Alberto dá o derradeiro passo e assume os comandos do destino inaugurando um estilo muito próprio, marcado por uma estética sonora densa e hipnótica.
 
Este é um contributo decisivo para a música alternativa produzida em Portugal, categoria tantas vezes mencionada em vão, desbravando caminho de forma astuta. Como referências maiores destacam-se nomes do calibre de Joy Division, Bauhaus, The Cure, Siouxie and the Banshees e Dead Can Dance, sendo possível mencionar também Moth, Clan of Xymox, Wual ou Tropic of Cancer.
Nas vistas dão as influências Pós-Punk e Dark Wave, os cenários claustrofóbicos e hipnóticos, a tensão constante transmitida pela sonoridade intrincada assim como os sintetizadores analógicos, as linhas de baixo e guitarra e as drum machines vintage.

O seu trabalho pode ser encontrado num álbum homónimo, já disponível, editado recentemente a nível internacional pela Piranha Record Store, loja de culto entre a cultura urderground no nosso país. Nota também para o canal de Youtube do projeto, local onde é possível encontrar mais de uma dúzia de vídeos do registo de estreia. Pela Music For All Anywhereoutoftheworld lança agora o tema “The Way You”, a primeira de três amostras que dará a conhecer muito em breve.

Sem comentários: