quinta-feira, 1 de março de 2018

DUAL EDITA DISCO




















Dual, no sentido literal, remete-nos para o plural de algo. Contudo, a partir de agora, artisticamente falando vai remeter-nos para o singular. É que se por um lado Dual é um projeto de um homem só, Rui Oliveira, por outro lado é da sua simbiose com a guitarra, qual metamorfose musical, que acontece magia.

Ao público, Dual apresenta-se com “Fluxo”, poderoso tema instrumental onde a guitarra assume o papel principal e não há sequer tempo para respirar. Detentor do 8o Grau de Piano pelo Conservatório de Tomar, Rui Oliveira encontrou na guitarra a verdadeira paixão. Agora apresenta-a ao mundo através de um novo single e do selo da Music For All.

Se em palco se apresenta como DUAL, fora dele é “apenas” Rui. Ou melhor: Rui Sérgio
Almeida Teixeira Oliveira. Natural de Ourém, é precisamente no centro do país que o viu
nascer que se inicia no mundo da música.

Pelos 6 anos de idade podia ainda não dominar as letras por completo mas já tratava a música e os instrumentos por “tu”. Foi com essa idade que entrou na banda de Ourém, frequentando a mesma até completar a primeira década de vida. Esse é o momento em que se transfere para o Conservatório de Tomar. Dedicado e apaixonado pela música, é lá que se dedica verdadeiramente a este universo, concluindo com sucesso o 8o Grau de Piano, mais alto grau de um dos instrumentos mais difíceis de aprender de todos.

Posteriormente viria a concluir, também com sucesso, a Licenciatura em Formação Musical/Direção Coral, no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), em Lisboa. Apesar de dominar o piano como poucos, é na guitarra que encontra a verdadeira paixão. A partir dos 14 anos inicia o estudo da guitarra por conta própria, adquirindo uma ligação única que o leva a escolher este como o seu instrumento principal. Essa é a idade com que começa a ter diversas bandas Rock, projetos que o levaram a vários concertos e atuações em bares, arraiais e festivais.

Atualmente é a cara e a alma do projeto DUAL, registo onde cumpriu o sonho de compor na guitarra elétrica. Rui assume as influências que nomes como Joe Satriani, Steve Vai ou John Petrucci tiveram neste projeto, assim como pela “voz” que a guitarra ganha especificamente neste tipo de composições. De baladas a temas mais virtuosos, o que sobressai é a grande produção e a atenção ao detalhe, criando sempre sonoridades épicas e poderosas. O ano de 2018 marca uma nova fase para DUAL: passa a ser representado pela Music For All e lança um novo single, intitulado “Fluxo”.
 

Sem comentários: