sexta-feira, 9 de março de 2018

LINEAR B – BANDA LUSO-BRASILEIRA ESTREIA-SE COM “QUE SOLIDÃO”














Este projeto nasceu no Brasil mas atualmente encontra-se em Portugal. Um dos seus membros é luso-brasileiro e 2018 promete ser o seu ano. Ainda não perceberam de quem falamos? A resposta é fácil: são os Linear B.

Nasceram em 2017, são formados por um trio de músicos de excelência e complementados por uma voz que tem tanto de doce quanto de garra, e deles podemos esperar uma miríade de estilos e sonoridades. Ao público português apresentam-se com “Que Solidão”, primeiro single do respetivo álbum de estreia, a editar pela Music For All no primeiro trimestre de 2018.

Os Linear B são uma banda de Pop/Rock, com fortes influências de Bossa Nova, Música Popular Brasileira (MPB), Reggae e Jazz, formada em 2017 pelo guitarrista Marcos Sá. A seu lado, o músico luso-brasileiro tem Edu Dias (bateria), Sidney Klautau (baixo) e Paula Mel (voz). Tudo começou na cabeça de Marcos Sá. Com várias ideias em mente, Marcos entra em contacto com Sidney desafiando-o para um novo projeto musical. De seguida, estende o convite a Edu Dias, outro músico de excelência e também ele amigo de longa data.

Formado o trio de músicos, faltava apenas...a voz. E essa Marcos encontrou-a ao seu lado, na companheira com quem partilha a vida: Paula Mel. Apesar de não ter experiência na música, Paula encontra aqui o desafio certo na hora certa e abraça-o com toda a força.
 
Mas conheçamos melhor os membros dos Linear B. Marcos Sá é guitarrista, compositor, arranjador e produtor, já tendo atuado um pouco por toda a Europa em festivais internacionais. Enquanto produtor, trabalhou em estúdios na Suíça, Holanda, França e Brasil, tocando diversos instrumentos (guitarra, baixo, percussão, teclados, entre outros). Depois de uma pausa na carreira para estudos universitários, regressa em 2006 com “The First Way”, álbum da banda brasileira The Ways (esse mesmo disco seria considerado um dos três melhores do ano pela imprensa especializada). Por motivos pessoais e profissionais, fez então uma nova pausa na carreira, voltando apenas em 2017 ao criar os Linear B.

Já Sidney Klautau tem um percurso diferente. Baixista e compositor brasileiro, dedicou boa parte da carreira ao Rock e a grandes projetos Rock brasileiros, nomeadamente DNA, Jolly Joker, Alibi de Orfeu, The Ways (com Marcos Sá) e ainda à Orquestra de Violoncelistas da Amazónia, com quem realizou uma extensa digressão na China, e ao trio de contrabaixos elétricos 4 Groove, com quem atuou por duas vezes no Festival de Contrabaixo da Amazónia. Edu Dias é baterista e percussionista, versado em ritmos tão díspares quanto Reggae, Forró, Baião, Rock, Jazz, Pop, Samba, Blues, entre tantos outros. Ao longo da sua carreira tocou com artistas como Eloi Iglesias e Markinho Duran, tendo integrado a banda The Ways, com Marcos Sá, com quem se volta a cruzar para formar os Linear B. E quanto a Paula Mel? Bom, aí o caso é diferente. Paula tem uma paixão profunda pela música. Daquelas que marcam. Das que nunca se esquecem. Das que nos acompanham desde sempre. Em casa teve excelentes referências musicais e cresceu ouvindo Pink Floyd, Led Zeppelin, U2 ou mestres brasileiros como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Sempre gostou de cantar mas nunca o fez profissionalmente. Nunca...até agora, que integra os Linear B. Juntos os quatro músicos criaram dez faixas que, sabemos agora, vão integrar o primeiro álbum da banda. Com vários ritmos e sonoridades, este é um registo que espelha os tempos multiculturais que vivemos. Depois de se terem mudado para Portugal em meados de 2017, os Linear B enfrentam mais um desafio: editar o primeiro disco. Para concretizar todos os seus sonhos e ambições assinam com a Music For All e revelam o primeiro single, “Que Solidão”.
 

Sem comentários: